Note #4

3 min read

Todo conflito é uma forma de ilusão

Assim como todos os seres humanos acredito que já tenha passado por inúmeros conflitos. Muitos ainda estão em aberto mas muitos deles já foram solucionados.

Pegue essa parte do conjunto, os que já foram solucionados e pense se você já soubesse dessa solução logo de inicio, você acredita que teria passado pelo conflito?

Refletindo sobre a solução, acredita que ela realmente solucionou o problema ou fez com que se aprofundasse na ilusão e em algum momento esse mesmo problema irá voltar a tona?

Dentro dos conhecimentos da PNL (programação neurolinguística) existe uma frase muito famosa que diz “O mapa não é o território”. Fazendo a análise dessa afirmação é possível entender que nossas crenças e modelos de mundo seriam nossos mapas pois são eles quem direcionam os caminhos que traçamos. E o território é todo o universo que muitas vezes não podemos explicar.

Assim que nascemos somos abastecidos de vários mapas, que foram criados por nossos pais, familiares e instituições as quais estamos inseridos. Esses mapas influenciam como experienciamos nossas vidas, até que chega um momento em que começamos a criar os nossos próprios.

Baseados em nossas vivencias e explorações deste terreno iniciamos um processo as vezes de correção de um mapa antigo, outras vezes seguimos os mapas cegamente nos levando a caminhos sem saída.

É importante reconhecermos neste processo que o terreno está em constante mudança e por isso os mapas precisam ser revisados e questionados constantemente, e a essa atualização vou dar o nome de evolução.

Mas o que tudo isso tem a ver com o conflito e a ilusão?

No momento que escolhemos um mapa é porque acreditamos que esses caminhos podem nos levar aos objetivos que estamos buscando. Confiamos nesse direcionamento. E quando uma pessoa diferente nos questiona sobre esse caminho e diz que existe um mapa diferente, isso nos traz insegurança, medo. O humano tem dificuldades em aceitar o desconhecido, principalmente se vai de encontro com as suas bases mais confiáveis.

Desta forma, se não estamos preparados ou abertos a pelo menos escutar, entramos em conflito com outras pessoas pois o medo de ter perdido tempo, de estar no caminho errado, de assumir falhas, tudo isso toma conta de todo esse ser.

Ao permitir o medo controlar suas ações você pode ser tornar uma pessoa agressiva para defender seu ponto de vista (algoz), ou você pode simplesmente ignorar e segue seu caminho (o que pode estar certo desde que não haja como vítima) ou o pior de todos ficar na dúvida e parar sua caminhada. A estagnação te impede até de aprender que o caminho realmente esta te levando para lugares que não deseja.

E onde está a ilusão?

A ilusão é assumir que já tem o conhecimento de tudo e que seu mapa é o único caminho. É não conseguir vibrar a humildade para poder enxergar a verdade da situação.

O conflito é uma ilusão pois só existe na nossa incapacidade de reconhecer e/ou acessar a verdade.

Um exemplo comum que escuto é o conflito da paternidade/maternidade. O quanto isso é desgastante mas também recompensador pelo amor recebido de um filho.

Entender que você escolheu, de forma consciente ou inconsciente, vivenciar a paternidade/maternidade é o primeiro passo para acessar a verdade. E já parou para pensar que talvez essa “dificuldade” de exercer essa missão de cuidar de uma criança está apenas refletindo sua própria dificuldade de cuidar de si mesmo?

A verdade é que pode haver um cansaço físico que demanda energia para correr, levantar, agachar. Mas tudo isso está longe de ser o motivo de sua irritação ou algum tipo de sofrimento. Reconheça o que esta criança está refletindo de você e cuide de você para que o seu espelho seja diferente. Quebre a crença de que cuidar de um filho(a) é desgastante, a crença de que sua vida acabou porque virou pai/mãe.

As crianças estão aprendendo os novos mapas a todo momento, ofereça um mapa atualizado para ela que ela irá te auxiliar a atingir suas conquistas de uma forma mais rápida.

Para finalizar sugiro um passo a passo que pode auxiliar:

  • Recomendo refletir sobre seus conflitos de uma forma mais ampliada.

  • Traga para você possíveis mudanças de comportamento para que novos resultados possam surgir.

  • Pratique a humildade, você tem muitos mapas desatualizados assim como as outras pessoas

  • Escute o outro lado, desta forma será capaz de auxiliar e ao se posicionar desta forma você também recebe auxílio do externo.

Até a próxima nota

Conteúdo relacionado